Projeto IntegrArte leva oficinas de circo para crianças em vulnerabilidade social de Taguatinga


Com atividades semanais até setembro, a iniciativa utiliza a arte circense para estimular a autoconfiança, a expressão corporal e o convívio coletivo.

Crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos, de Taguatinga participam de oficinas gratuitas e regulares de circo oferecidas pelo projeto IntegrArte. As atividades acontecem semanalmente, desde maio, no Centro Social Formar e seguem até o fim de setembro, promovendo o desenvolvimento físico, emocional e social de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da arte circense. A iniciativa é idealizada pela ONG Ascetur, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC-DF).

A proposta une acrobacia de solo e aéreas, exercícios de equilíbrio, dança e criação cênica a partir de elementos como bolinhas de malabares, sacolas plásticas e cabos de vassoura, o que comprova que a mágica do circo também está na inventividade e sustentabilidade. As práticas incorporam, ainda, bases de mão a mão, manipulação de equipamentos circenses e cenas de palhaçaria, atividades que além de divertidas, desafiam o corpo, aguçam o raciocínio e valorizam o coletivo.

“O IntegrArte tem o objetivo de impactar não apenas as crianças e jovens, mas de maneira indireta, a comunidade que os cerca, uma vez que as atividades unem educação, cultura e o desenvolvimento comunitário dos participantes”, explica Ana Sofia Lamas, presidente da OSC Ascetur e coordenadora pedagógica do projeto. 

Formação em três atos

As oficinas são apenas o primeiro de três pilares do projeto. Em breve, o IntegrArte inicia a capacitação de monitores e professores circenses. O curso, que une teoria e prática, aborda temas como história do circo, sensibilidade criativa, organização profissional, segurança e primeiros socorros. 

As pessoas interessadas em participar das formativas poderão se inscrever gratuitamente para concorrer a uma vaga. O formulário para as inscrições estará disponível, em breve, no perfil oficial do projeto, @integrarteprojeto.

“Com essas capacitações gratuitas, que ocorrem em 5 encontros, vamos formar multiplicadores e garantir a sustentabilidade do próprio projeto ao longo do tempo”, complementa Sofia. 

Mais adiante, no segundo semestre, o projeto vai às ruas com espetáculos artísticos gratuitos em diversas regiões do DF. A ideia é ocupar espaços com arte acessível, valorizando o que há de mais tradicional na cultura popular: o circo de chão, de comunidade, de rua.

“Ao apostar na arte como ferramenta de desenvolvimento humano, o IntegrArte joga luz sobre um DF que pulsa para além do Eixo Monumental. No picadeiro improvisado de Taguatinga e das outras Regiões Administrativas por onde o projeto ainda vai circular, professores, artistas circenses em formação, crianças e jovens descobrem que é possível se equilibrar mesmo diante de desafios sociais e que rir é também uma forma de resistir”, reflete Lucas Lírio, produtor executivo do projeto. 

Palco da transformação

O cenário das oficinas regulares de circo é o Centro Social Formar, uma associação civil criada pela Paróquia São Paulo Apóstolo em 1988, que oferece suporte social a famílias em situação de risco. O espaço atende atualmente cerca de 200 crianças e adolescentes, muitos deles filhos de mães solo, sem estrutura familiar consolidada. 

Sobre a ASCETUR

A Associação Cultural, Esportiva e Turística é uma organização da sociedade civil que atua com foco no desenvolvimento de crianças e jovens por meio de iniciativas de impacto social, cultural e educativo. Em 2021, a entidade recebeu o Selo Social, certificação concedida a instituições comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Com atuação apartidária e sem fins lucrativos, a ASCETUR investe na qualificação técnica de sua equipe e na criação de projetos inovadores que buscam responder a problemas sociais com ética, transparência e eficiência na gestão. Suas ações são orientadas pelo empreendedorismo social e pelo fortalecimento de parcerias que promovam inclusão, novas oportunidades e sustentabilidade nas comunidades do Distrito Federal.

Serviço – IntegrArte

  • Oficinas de circo em andamento até setembro
  • Local: Centro Social Formar – Setor Habitacional Sol Nascente, Chácara 103, Taguatinga – DF
  • Segundas de junho, julho, agosto e setembro: manhã (9h30 às 11h) e tarde (15h às 16h30)
  • Realização: ASCETUR – Associação Cultural, Esportiva e Turística 
  • Mais informações: @integrarteprojeto e @ascetur

Próximas etapas:

  • Capacitação de monitores circenses;
  • Apresentações artísticas gratuitas em diferentes regiões do DF.