Por que Trump defendeu Bolsonaro, na avaliação de ministros Lula
Ministros de Lula tentam encontrar explicações para a mensagem de Donald Trump em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro
Ministros do governo Lula tentam, nos bastidores, encontrar uma explicação para a mensagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (7/7), em defesa do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
A avaliação geral no governo é de que Trump teria decidido se manifestar a favor de Bolsonaro hoje por estar irritado com a postura do Brics, bloco do qual o Brasil faz parte e que se reuniu no fim de semana, no Rio de Janeiro.
No domingo (6/7), Trump já havia postado em suas redes sociais ameaças ao Brics. O atual chefe da Casa Branca prometeu impor uma tarifa adicional de 10% a outros países que se alinharem às “políticas antiamericanas” do bloco.
Nesse cenário, para ministros de Lula, a fala do presidente dos Estados Unidos acusando o Brasil de praticar uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro seria uma nova forma de pressão contra o governo Lula e seu fortalecimento no Brics
O movimento de Trump, entretanto, não deve ter o efeito esperado, de acordo com interlocutores de Lula. A avaliação no governo petista é que a “intromissão” do norte-americano nos assuntos internos brasileiros poderá “piorar” a situação de Bolsonar
A visão bolsonarista
Lideranças aliadas a Jair Bolsonaro, por sua vez, rejeitam a avaliação de ministros de Lula de que Trump teria saído em defesa do ex-presidente brasileiro por causa da postura e das “políticas antiamericanas” do Brics.
A fala de Trump foi encarada por interlocutores de Bolsonaro como resultado do trabalho que o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está fazendo junto ao governo norte-americano em seu autoexílio nos Estados Unidos.
A expectativa de bolsonaristas é de que a manifestação via redes sociais não seja o único movimento de Trump em defesa da participação de Bolsonaro nas eleições de 2026. Segundo aliados de Bolsonaro, “vem mais por aí muito em breve”