• Home
  • POLÍTICA
  • Justiça dos EUA emite nova citação contra Moraes por ação de empresa de Trump

Justiça dos EUA emite nova citação contra Moraes por ação de empresa de Trump

O Tribunal do Distrito Médio da Flórida, nos Estados Unidos, expediu uma nova citação contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após pedido da Trump Media & Technology Group — ligada ao ex-presidente Donald Trump — e da plataforma Rumble. As empresas acusam o magistrado de censurar conteúdos publicados por influenciadores de direita no Brasil.

A primeira tentativa de citação, feita em março, não teve sucesso. Agora, com um aditamento protocolado no início de junho, as empresas reforçaram a ação solicitando indenização por prejuízos financeiros, reputacionais e comerciais. Elas afirmam que Moraes violou a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que garante a liberdade de expressão, ao determinar a remoção de contas nas redes sociais.

Rede social Rumble sofreu derrota em ação contra Alexandre de Moraes na Justiça dos EUA (crédito: reprodução)7

Segundo a legislação americana, Moraes terá 21 dias para responder formalmente ou contestar o processo. Caso não se manifeste, a Justiça pode considerá-lo em revelia, permitindo que o caso avance com base apenas nas alegações das empresas americanas.

As companhias também citaram o inquérito contra Eduardo Bolsonaro como exemplo de “abuso de autoridade”. Elas pedem que as decisões de Moraes sejam declaradas inexequíveis nos EUA e que o ministro seja responsabilizado pessoalmente por violar direitos garantidos pela Constituição americana.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE

Enquete

O que você achou do nosso site?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
A publicação aqui compartilhada caracteriza-se tão e somente como levantamento de opinião sem plano amostral, com participação espontânea de internautas e sem utilização de método científico para a sua realização