INVESTIGAÇÃO: PF pede ao STF para abrir inquérito sobre desvios no orçamento secreto

Por 

A semana encerrou quente na capital do país com a notícia de que a Polícia Federal pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para abrir um inquérito e investigar o envolvimento de deputados e senadores por meio das emendas de relator, conhecidas como “orçamento secreto” ou “paralelo”. A suspeita é que parlamentares tenham usado o artifício em desvios de verbas.
NOMES AOS BOIS

STF responde a críticas de Bolsonaro e diz que liberdade de expressão deve conviver com respeito às instituições | Política | Valor Econômico
O objetivo é identificar os nomes dos autores de emendas orçamentárias que já tiveram irregularidades comprovadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) na compra de tratores com preços superfaturados. A apuração se dá em meio à polêmica falta de transparência das emendas de relator, que levou o STF a suspender os pagamentos da modalidade de todo o ano de 2021.

ATÉ QUANDO?
E continua a novela da filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Partido Liberal (PL)Segundo interlocutores do presidente da República e do presidente do PL, Valdemar Costa, o compromisso assumido após o estresse que adiou a filiação de Bolsonaro por alguns dias foi o de que o partido não fará alianças formais nos estados em 2022 com adversários de Bolsonaro nas eleições de 2022.

ENTENDIMENTO

Sobre o tamanho da seita bolsonarista: por que devemos evitar as avaliações impressionistas - DAGOBAH
Embora o compromisso não tenha sido comunicado dessa forma explícita na reunião dos caciques do PL, a mensagem foi plenamente compreendida pelos líderes do partido, e confirmada por aliados de Valdemar a bolsonaristas em conversas pessoais e telefônicas logo depois do encontro de quarta-feira em Brasília.

DEU NA MÍDIA

A PGR (Procuradoria-Geral da República) se posicionou contra o pedido apresentado ao STF (Supremo Tribunal Federal) que visa obrigar a sabatina de André Mendonça para uma vaga na Corte. Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) entraram com um mandado de segurança junto ao Supremo para exigir que o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), dê andamento à questão.O ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para uma vaga no Supremo em julho. Desde então, não houve andamento no processo.

BRIGA POR PATERNIDADE
Com a proximidade do período eleitoral, o governo tenta viabilizar o Auxílio Brasil e construir uma boa vitrine social para as eleições de 2022, outro projeto social que perpassa gestões entra para a disputa de paternidade na corrida presidencial: a transposição do Rio São Francisco.De olho no ativo político representado pela entrega de água a regiões secas do Nordeste, três dos principais candidatos ao Palácio do Planalto – o presidente Jair Bolsonaro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Ciro Gomes – tentam manter as digitais na megaobra de infraestrutura. A previsão, porém, é de que a obra só deve ser concluída em 2024. Ou seja, será uma herança para o próximo presidente.

INJUSTIÇA SOCIAL

População do Brasil passa de 211,7 milhões de habitantes, diz IBGE | Exame
Dados divulgados nesta nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2020, a parcela de 1% da população brasileira com maior renda mensal ganhava, em média, 34,9 vezes mais que metade dos brasileiros com o menores rendimentos.
Segundo o levantamento, no ano passado o rendimento médio domiciliar per capita dos mais ricos foi de R$15.816, enquanto a renda média do grupo mais pobre foi de R$ 453.Apesar da diferença expressiva, o país viu, em meio à pandemia da Covid-19, serem reduzidas a concentração de renda e a desigualdade econômica entre a população.

MEGA CAMPANHA
O Brasil atingiu a marca de mais de 300 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas desde o início da campanha de vacinação, informou hoje (19) o Ministério da Saúde (MS).Até o momento, 157,6 milhões de pessoas receberam a primeira dose e 129,8 milhões tomaram as duas doses ou a dose única da vacina, o que representa que 73,3% da população-alvo completou o ciclo vacinal.Neste sábado (20), o ministério vai promover a campanha Mega Vacinação Para ampliar ainda mais o número de brasileiros completamente vacinados. De acordo com a pasta, a estimativa é que 21 milhões de pessoas não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da vacina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *