Trecho entre viaduto de Samambaia e Pistão Sul terá inversão de fluxo

O sistema viário da Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho compreendido entre o viaduto de Samambaia e o do Pistão Sul, sofrerá inversão de fluxo a partir da próxima segunda-feira (22/11). O objetivo é diminuir os congestionamentos que ocorrem nos horários de pico da manhã e da tarde, além de beneficiar cerca de 100 mil motoristas.

A Superintendência de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) optou pela alteração após estudos que verificaram a necessidade de uma intervenção no local.

Por este trecho da DF-001 circulam, todos os dias, veículos que saem de Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo 2 e Taguatinga.

Como funcionará

Os motoristas poderão acessar, por meio de uma abertura no canteiro central nas proximidades do viaduto de Samambaia (na galeria de fotos, Ponto 1 – manhã), uma faixa de rolamento da pista das 6h às 9h.

Esse ponto terá o sentido invertido até as proximidades do viaduto do Pistão Sul (Ponto 2 – manhã) e contará com sinalização horizontal e cones para organizar o fluxo dos veículos.

Pela manhã, os condutores contarão com três faixas de rolamento de uso geral, no sentido Plano Piloto, e a faixa exclusiva permanecerá operando nesse sentido. A pista que segue em direção a Samambaia contará com duas pistas de uso geral, uma vez que a faixa exclusiva estará liberada para o trânsito no trecho de inversão.

À tarde, os motoristas poderão acessar, por meio de uma alça criada no retorno próximo ao viaduto do Pistão Sul (Ponto 2 – tarde), uma faixa de rolamento da pista sentido Plano Piloto.

Essa faixa terá o sentido invertido até as proximidades do viaduto de Samambaia (Ponto 1 – tarde) e contará com sinalização horizontal e cones para organizar o trânsito. Nesse período, os motoristas contarão com três faixas de rolamento de uso geral, no sentido Samambaia, e a pista exclusiva permanecerá operando no mesmo sentido.

A pista em direção ao Plano Piloto contará com duas faixas de rolamento de uso geral, uma vez que a faixa exclusiva estará liberada para o trânsito de todos os veículos no trecho de inversão.

A inversão do sentido das faixas será acompanhada pelo DER-DF, com sinalização vertical e painéis de mensagens variáveis em pontos estratégicos no trecho de inversão.

Da redação com Metrópoles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *