Aumento do diesel pode levar o Brasil a apagão logístico, alerta associação de transportadores

Em entrevista exclusiva à TV Estação Brasília, Carley Welter, diretor executivo da Associação Nacional dos Agenciadores de Transporte de Cargas (ANATC), o novo reajuste de quase 9% no preço doóleo diesel anunciado para esta quarta-feira (29), pode levar a um apagão logísitico no país.

Ele lembra que o diesel é o principal insumo do setor e que o aumento do preço elevará ainda mais este custo – que já é mais bastante alto, ultrapassando 50% do que arrecada o transportador -, o que inviabilizará a atividade de autônomos, pequenas empresas e até grandes transportadores.

Além disso, o novo reajuste do óleo diesel de 8,9% levará à atualização do piso mínimo do frete rodoviário, pois aciona um dos gatilhos. Pela lei, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem de reajustar a tabela do frete a cada seis meses ou quando a variação do preço do diesel for igual ou superior a 10%. Desde a última atualização do piso pelo gatilho em 3 de março pela ANTT, o preço do óleo diesel acumula alta de 17,1%.

Confira a entrevista:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *