Mercado revisa previsão de queda do PIB para 5,46%

Previsão da semana passada era de 5,52%

 

Da Redação

 

A queda do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2020 será de 5,46%, ligeiramente menor, conforme previsão do mercado financeiro. É o que aponta relatório do Boletim Focus, publicado pelo Banco Central a partir de consulta a especialista do sistema financeiro.  (íntegra – 276 KB) divulgado nesta 2ª feira (24.ago.2020) pelo Banco Central. Segundo os analistas consultados pelo BC na semana passada, a retração seria de 5,52%.

A ligeira diminuição indica, segundo os analistas, uma tendência de recuperação diante de oito melhoras seguidas na projeção. A chegada da pandemia do coronavírus, que provocou a redução das atividades econômicas, vinha contribuindo para a retração.

As previsões do Boletim Focus apontam ainda: Inflação – o relatório indica uma projeção 1 pouco mais alta para o IPCA, indicador do IBGE usado para medir a inflação. Há uma semana, ele era projetado em 1,67%; hoje, está em 1,71%; Taxa de câmbio – segundo os analistas consultados, o dólar deve fechar o ano em R$ 5,20. É o mesmo resultado do relatório anterior; Taxa de juros ­– a Selic deve fechar 2020 em 2% ao ano, de acordo com o boletim. Na semana anterior, estava no mesmo patamar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *