Orquestra Sinfônica Claudio Santoro faz concerto com merengue em clima de carnaval

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro apresenta na terça-feira (26) no Cine Brasília o concerto “Merengue Sinfônico”, com a participação do quinteto de Ramon Orlando Valoy, da República Dominicana.

O maestro Cláudio Cohen, regente da Sinfônica, explica que a participação dos músicos caribenhos garante a autenticidade do merengue, ritmo com suingue próprio, primo do samba e próximo da salsa, que deve agradar o público da capital federal. “O desafio de adaptar o popular ao clássico é o de traduzir entre linguagens distintas”, explica o maestro. “Na orquestra, temos a riqueza dada por sopros, madeira, metais, cordas e percussão, além da qualidade dos instrumentistas. Mas isso precisa ser feito sem que a música de outra cultura perca sua alma”.

A experiência não é nova para Cohen, que já conduziu a orquestra em clássicos do samba, executou recentemente sucessos do cinema e prepara uma rock-sinfonia. “O merengue dialoga muito bem com esse clima de pré-carnaval e vai levar todo mundo a entrar no clima”, acrescenta o regente.

O pianista Valoy é intérprete, compositor e divulgador internacional do merengue, gênero que fincou pé em seu país na primeira metade do século 19, tornando-se a música nacional dominicana depois de vencer a resistência de elites locais, numa trajetória similar a do samba no Brasil. Valoy assina os arranjos musicais que a orquestra vai apresentar.

O concerto “Merengue Sinfônico” é uma realização da Secretaria de Cultura do DF com o apoio da Embaixada da República Dominicana e faz parte das celebrações do 175° aniversário de independência da república caribenha.

 

Serviço
Concerto Merengue Sinfônico
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
26 de fevereiro, 20h, no Cine Brasília
Entrada por ordem de chegada, sujeita à lotação. Portões serão abertos às 19h15
Informações: 3325-6171

Fonte: Secretaria de Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *