IPVA: Brasília fecha ano com 209 mil motoristas inadimplentes

A Secretaria de Fazenda do Distrito Federal começou nesta quinta-feira (27) a última campanha do ano para cobrar quem não pagou o Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2018. Segundo a pasta, 209 mil proprietários estão inadimplentes.

No total, são 238 mil veículos irregulares – cerca de 13% do total da frota da capital. Eles somam R$ 141 milhões em impostos devidos.

Na quinta, a secretaria começou o envio de notificações por e-mail para mais de 114 mil contribuintes. No início de dezembro, já haviam sido foram postadas 255 mil cartas a devedores do IPVA 2018.

Os valores devidos serão inscritos na dívida ativa do DF na virada do ano. Isso significa que o contribuinte terá de pagar um acréscimo de 10% ao montante. A dívida também pode ser alvo de protesto em cartório.

Os débitos do IPVA podem ser quitados por meio do novo aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Fazenda, o SeFAZ DF. Por enquanto, o sistema está disponível apenas para smartphones com o sistema operacional Android.

Para isso, basta o usuário se cadastrar, acessar a área restrita e informar o número do registro nacional de veículos automotores (Renavam).

Na sequência, verificar a dívida em aberto e selecionar as parcelas que pretende quitar. Depois, clicar na opção “copiar a linha digitável” e seguir para o pagamento via banco de preferência.

Além disso, correntistas do Banco do Brasil e do Banco de Brasília (BRB) podem pagar os débitos usando os aplicativos digitais dos respectivos bancos.

Por G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *