ENREDUANA – MUSICAL estreia em Brasília, dias 9 e 10 de agosto
Venha conhecer Enreduana – a primeira pessoa a escrever poesia em primeira pessoa, a professar filosofia.
Baseado no livro de Roger Mello e Mariana Massarani, que assina a direção de arte, publicado pela Companhia das Letrinhas, o musical narra a trajetória da sacerdotisa suméria que viveu há mais de 4.300 anos na Mesopotâmia.
Enreduana foi eleita “melhor obra estrangeira” no Prêmio Internacional de Literatura Infantil Cicla, Chen Bochui, um dos prêmios mais importantes da China, caracterizado por promover a diversidade cultural e incentivar a produção de conteúdos inspiradores, além dos prêmios da Fundação Nacional
do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e de Melhor Livro Infantil da Biblioteca Nacional.
Com Camila Marlière, Tibor Fittel e Leonardo Thieze no elenco.
Serviço:
ENREDUANA – MUSICAL
Datas: 9 e 10 de agosto, às 17h
Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul – Brasília/DF) – Teatro Galpão Hugo Rodas
Ingressos: R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia)
Sympla:http://www.sympla.com.br/event__3037086
Classificação: Livre
Informações: @enreduanamusical
- Consultoria histórica e filosófica: *Sidney Babcock*
- Texto, direção e cenografia de *Roger Mello* (Prêmio Hans Christian Andersen e 10 Prêmios Jabuti)
- Músicas originais e Direção Musical de *Tibor Fittel*
- Direção de arte de *Mariana Massarani*
- Figurinos de *Ney Madeira e Dani Vidal*
- Reconstrução da Harpa de Ur (5.000 anos) por Fábio Mukanya Simões
- Produção: Larissa Lopes e Roger Mello
- Assessoria de imprensa: Marizan Fontinele
Instagram:
@alarissalopes
@rogermelloficial
@camilamarlierebarcellos
@tiborfittel
@leothieze
@marizanfontinele
@espacoculturalrenatorusso
@sececdf
@institutodeleituraquindim
@companhiadasletrinhas
@sidney.babcock
@marianamassarani
@neymadeiraoficial
@danividal.vidal
@afrikasonora
ELENCO
Camila Marlière vive o papel da própria Enreduana, é também a deusa suméria Inana, vive um escriba e o “grão de areia um pouco maior”. Camila é cantora, multiinstrumentista, atriz, professora formada em Canto e Piano pela Escola de Música da UFRJ. Atuou nas óperas “Caso no Júri” de Gilbert and Sullivan, “O Diletante”, de João Guilherme Ripper e no musical “Into de Woods”, de Stephen Sondheim.
Leonardo Thieze é Rimush, Sargão e o menor grão do mundo.
Leonardo é formado em Canto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui Mestrado em Música, também pela UFRJ. É professor de canto e piano, integrante do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e diplomado na Academia de Ópera Bidú Sayão.
Iniciou seus estudos musicais aos 11 anos de idade ao ingressar no Coral
dos Canarinhos de Petrópolis, onde estudou canto coral, solfejo, percepção, teoria musical e piano clássico.
Tibor Fittel, diretor musical e música original no espetáculo Enreduana, é pianista, acordeonista, compõe música para teatro e cinema, no universo da música de concerto, dialogando com a música popular, o jazz, a bossa nova, o choro, entre outros.
Fez orquestração e arranjo da ópera Il Pigmalione, de Donizetti e projeto Vertentes Modernistas, no Theatro Municipal, Rio de Janeiro.
Compôs a Suíte Carioca, para coro a três vozes, por encomenda da FUNARTE.
Solista e arranjador do projeto Noite Portenha – Orquestra Feso Proarte, e do projeto Interculturalidades (compositor e solista) com obras suas dedicadas à Orquestra Sinfônica Nacional, da UFF.
Compôs a Suíte Rádio Mec, especialmente para o centenário da Rádio, com apresentação na Sala Cecília Meireles. Trilha, arranjos e direção musical de Carmim, musical com canções de Lamartine Babo. Trilha para o curta Casa Segura e para o longa Mais um dia, Zona Norte (Troféu Candango de melhor trilha sonora, 2024) direção Allan Ribeiro.
Tocou com artistas como Elba Ramalho, Rildo Hora, Robertinho de Recife, Leny Andrade, Carlos Lyra, Claudette Soares… Trilha dos espetáculos “O Princípio de Arquimedes ”, de Josep Maria Miró, direção de Daniel Dias, “O cego e o louco”, direção Gustavo Wabner, “O paraíso mais belo ”, José
Mauro Brant, “Marilyn por trás do espelho”, com direção de Ana Isabel Augusto.
Roger Mello, diretor, dramaturgo e produtor executivo do espetáculo musical Enreduana, é premiado escritor, ilustrador, dramaturgo, diretor teatral, designer, cenógrafo, tendo recebido por 10 vezes o Prêmio Jabuti de literatura da CBL. Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil, Prêmio Chen Bochui, China.
Único latino-americano vencer o Prêmio Internacional Hans Christian Andersen categoria ilustrador, pelo International Board on Books for Young People (IBBY), prêmio considerado o Nobel de Literatura Infantil e Juvenil, sua patrona é a Rainha Margrethe II, da Dinamarca.
Mariana Massarani direção de arte no espetáculo Enreduana, é formada em Desenho Industrial pela UFRJ. Ilustradora e escritora, ilustrou duas centenas de livros de diversos escritores. Recebeu algumas vezes o selo “Altamente Recomendável” e prêmio “o Melhor para
Criança” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o selo da Cátedra da Unesco, o White Ravens, 4 prêmios Jabuti e o Prêmio Chen
Bochui, China.
Ilustradora free-lancer para a Papel Craft, Totem, Ciência Hoje das Crianças e
Folhinha (caderno infantil da Folha de São Paulo).
Trabalhou durante 13 anos no Jornal do Brasil.
Participou com desenhos da cenografia da exposição “ Evolução e a Natureza Tropical“ no Museu da Vida da Fiocruz, 2010.
Fez a programação visual para as peças de teatro: o Pequeno Frankestein, de Claudio Mac Dowell e o Pequeno Alquimista, de Márcio Trigo.
Desenvolveu imagens para o Musical “ A Casa de Ruth”, canções compostas por Hélio Ziskind sobre poemas de Ruth Rocha, com a cantora Fortuna e
o Coral Infantil do SESC Vila Mariana, SP.
Desenhou o cartaz do de 2011 do Dia Nacional e Mundial do Teatro para a Infância e Juventude.
Ilustrou a camiseta do Carnaval 2011 do bloco “Gigantes da Lira”.
Larissa Lopes é coordenadora de produção no espetáculo musical Enreduana. Larissa Lopes é cantora, atriz e produtora, apaixonada por música, teatro e literatura. Potiguar de origem e com uma formação interdisciplinar, é graduada em Direito e Políticas Públicas, além de possuir experiência nas áreas de Economia Criativa e Ciência Política. Atualmente, atua em Brasília e no Rio de Janeiro na produção de musicais e concertos, contribuindo para o fortalecimento da cena cultural da capital. Entre seus trabalhos, destaca-se a produção de espetáculos do escritor, ilustrador e diretor de teatro Roger Mello, incluindo Mundo na Mão e Carmim Canta Lamartine.