Prêmio Congresso em Foco: hoje é o último dia para votar

Da Redação

Duas semanas após o seu início, a votação popular do Prêmio Congresso em Foco chega, nesta sexta-feira (31), ao seu último dia com número recorde de votos. Até a tarde dessa quinta-feira (30), mais de 1,5 milhão de votos haviam sido auditados e validados. Quantidade superior ao 1,1 milhão de votos contabilizados em 2019, quando o período de votação foi de 30 dias, o dobro deste ano, e havia uma categoria a mais em disputa.

Ainda não votou? Vote agora mesmo

O júri especializado, com representantes dos meios acadêmico, trabalhista, empresarial e do terceiro setor, concluiu ontem a escolha dos melhores congressistas. Na terça-feira (28) foi encerrada a votação do grupo de 21 jornalistas convidados pela organização do prêmio para avaliar a atuação de deputados e senadores.

Os melhores parlamentares, segundo esses três públicos votantes, serão conhecidos apenas na cerimônia de premiação, marcada para as 20h de 20 de agosto, em evento digital por causa da pandemia.

Veja o regulamento do prêmio

 

Os parlamentares que concorrem à premiação

 

Saiba como votar:

O processo de votação foi auditado internamente e externamente, pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), para garantir a maior lisura possível e evitar tentativas de fraude. O elevado número de votos sobrecarregou o sistema, levando à interrupção temporária da votação em dois momentos nesta semana. Os problemas, no entanto, foram solucionados.

Conforme o regulamento, todos os congressistas podem ser votados no Prêmio Congresso em Foco, exceto aqueles que respondem a investigações criminais ou que exerceram mandato por menos de 60 dias em 2020.

Todos os prêmios (troféus para os primeiros colocados e certificados para todos os premiados) são entregues identificando de quem foi a escolha. Assim, é possível verificar quais são os preferidos do júri, dos jornalistas e do público.

O público vota nos melhores do Senado, melhores da Câmara e em quem mais se destacou em duas áreas, Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e Defesa da Educação, assinada pelo Todos pela Educação.  No caso dessas duas últimas categorias especiais, o Congresso em Foco avalia, também, a real afinidade dos congressistas com as áreas que são objeto de homenagem.

Criado para enfrentar os discursos de condenação genérica do Parlamento e da política (a chamada antipolítica) e para defender a valorização do Congresso Nacional e daqueles que lá mais se destacam positivamente, o Prêmio Congresso em Foco se tornou uma grande festa pela democracia, que se realiza neste ano pela 13ª vez.

Vote no Prêmio Congresso em Foco

 

Fonte: Congresso em Foco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *