O som que transforma

Crianças e jovens de Ceilândia têm oportunidade de aprender música gratuitamente

Por Hulda Rode

 

Quem ouve música, sente a solidão de repente povoada. Esse pensamento é de Robert Browning, mas também dos moradores de Ceilândia. Todos os sábados quem mora próximo à Casa do Cantador logo no início da manhã tem uma companhia ao som de instrumentos de sopro e de percussão. Professores, monitores e crianças de 2 a 18 anos se reúnem com um único propósito: aprender música.

O projeto Arte Jovem nasceu em 2016, com o objetivo de proporcionar à comunidade o acesso à música, de forma gratuita. Segundo a coordenadora Ynayá Campos, além de promover cultura, esse projeto “desempenha um importante papel educativo e social e tem auxiliado na integração e na inclusão dos nossos alunos na sociedade e na família, visando com que as crianças e adolescentes procurem na música um meio de mudar suas vidas”.

Atualmente cerca de 170 alunos estão matriculados, e na turma baby, alunos de 2 a 6 anos aprendem sobre musicalização infantil, e a partir dos 7 anos, ingressam nas turmas de flautas, percussão e teoria musical.

Foto: Projeto Arte Jovem/Divulgação

O projeto ainda oferece o ensino dos instrumentos de sopro, para os alunos que integram a banda, tais como: clarineta, saxofone, flauta transversal, trombone, trompete, bombardino e tuba.

Ao longo desses dois anos de execução, a coordenador avalia que  “o trabalho que está sendo desenvolvido começa a dar frutos. Alunos que já foram nossos em outros projetos que tinham o mesmo objetivo, hoje são professores, militares do exército e todos desempenhando papéis na área musical. Nosso sentimento sempre será de muita alegria em poder trazer arte para uma comunidade tão carente mais cheia de vontade de crescer e aprender sempre”.

O ensino é realizado voluntariamente por onze professores que acumulam experiência em bandas militares e desempenha outras atividades na área musical.

 

SERVIÇO

Projeto Musical Arte Jovem

Site: www.projetomusicalartejovem.com.br

Endereço: Casa do Cantador – Quadra 32 Área Especial G – Ceilândia Sul (DF)

Contatos: (61) 9.8426-8123 / 9.8415-8123

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *