O incrível projeto da Quadra modelo 308 sul em Brasília

Projetada por Lúcio Costa e inaugurada em 1962

Fonte: Curta Mais

A superquadra 308 sul é conhecida como a ‘quadra modelo’, porque ela seguiu à risca o projeto do urbanista Lúcio de Costa de como deveriam ser todas as quadras do plano piloto.

De um modo geral as quadras de Brasília seguem uma padronização. Todas os prédios das quadras das 400 possuem no máximo 3 andares. Os prédios das 200, 100 e 300 somente 6 andares. Já na 308 existe um projeto de um prédio com 4 andares.

Outro detalhe dos prédios são as grandes janelas de vidros na parte frontal, e o fundo do prédio composto por cobogós (parede vazadas com furos que permitem maior circulação de ar e entrada de luminosidade). Falando nisso, a disposição de todos os blocos foi pensada para que todas as salas e quartos fiquem posicionados para o lado do sol nascente.
Os pilotis- que são aquela área livre embaixo dos prédios, que foram pensados para gerar a circulação dos moradores e o contato social -, são padronizados com o piso de mármore escuro e colunas de mármore na cor branca.
A famosa ’igrejinha’ (Igreja Nossa Senhora de Fátima) também compõe o projeto da quadra.
A primeira Escola Classe implementada em Brasília foi a da quadra 308 sul, tendo sua inauguração no dia 12/09/1959. Já na Escola Parque, o que chama atenção são suas colunas de sustentação em formato V.
O charme da quadra fica escondida no bloco F, um lindo espelho d’água com alguns peixes criado por Burle Marx.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *